Sobre a iRadio

A iRadio surgiu no dia cinco de fevereiro de 2003, através dos amigos Carlos Prata e Rodrigo Reis, que passaram dois anos aperfeiçoando a idéia de criar uma emissora de rádio na internet. Funcionando de forma ainda amadora dentro das salas de bate-papo do IRC (Internet Relay Chat), a iRadio teve anteriormente três nomes no decorrer de seu desenvolvimento: O primeiro nome foi Radioget, atribuído em outubro de 2001, (o nome era associado canal de mp3 do IRC getmp3), a rádio funcionava como divulgadora as músicas que o canal disponibilizava aos seus usuários.

Em poucos meses a rádio foi ganhando proporções até então não esperadas, foi então que os diretores decidiram desligar-se do canal de mp3 e seguir trajetória própria. O ano de 2002 começou para os idealizadores já com um novo nome, Radiofm, esse ficou poucos meses também, pois a direção notou que o nome começou a causar confusão com rádios FM convencionais. Então, em março de 2002, outro nome foi escolhido para substituir o atual. O nome aprovado foi Radiodream que representava o sonho da equipe em crescer com um projeto inovador como este dentro do país, mas, apesar da justificativa do nome, ele não agradou muito aos ouvintes, durou até janeiro de 2003, quando adotou-se o nome atual iRadio que simplifica a união de internet e rádio dentro de um mesmo espaço.

Com a mudança de nome para iRadio, veio também uma nova organização, e outras pessoas passaram a aderir ao projeto. Inicialmente a rádio não tinha fins lucrativos, pois, nasceu a partir da idéia de ser uma rádio produzida por amigos para os amigos, um momento de diversão e descontração. Os criadores da rádio não tinham idéia de que anos depois ela se tornaria uma das principais webradios do país, tendo um reconhecimento nacional e internacional.

Poucos meses depois, houve a primeira grande fusão, na qual a webradio BahiaNet incorporou-se à iRadio. A BahiaNet era instalada dentro da rede IRC de bate-papo, e era destinada às transmissões de jogos do Esporte Clube Bahia. As pessoas entravam no canal e faziam comentários sobre as partidas do clube, repercutindo no pré e pós-jogo as possibilidades do time nos torneios em que disputava, além de programas musicais e de jogos com perguntas e respostas sobre o time de coração. Com o crescimento do segmento dentro da rede de bate-papo, ambas diretorias da iRadio e da BahiaNet decidiram unir forças na busca por uma maior audiência e evolução tecnológica. Foi quando a BahiaNet fundiu-se com a iRadio trazendo de lá alguns locutores e alguns membros da diretoria da webradio baiana para compor a equipe iRadio.

Ao longo da história outras duas rádios se fundiram com a iRadio, em novembro de 2005 com a LBvidz, a desistência de uns líderes da rádio em continuar o projeto fez com que os remanescentes procurassem a iRadio para que unissem forças, alguns locutores da LBvidz passaram a integrar o quadro de locutores da iRadio.Em julho de 2006 uma fusão com uma das principais webradios da categoria célula, a Rádio Ultra também sem condições de manter sua equipe de diretoria, decidiu através de seu Diretor Geral essa união de forças coma iRadio, com isso, sete locutores da Ultra vieram, e também, alguns programas da grade foram incorporados aos já existentes na iRadio.

O fato é que desde 2003 a iRadio vem se aprimorando em sua forma estrutural, como também na grade de programação. A divisão das funções era feita da seguinte maneira: Os Donos supervisionavam todos os coordenadores da rádio e cuidavam em especial da manutenção dos servidores e atualização do site. Existia também um coordenador de programação responsável por distribuir os horários aos locutores e um coordenador de testes que cuidava de toda a organização para a aprovação dos novos locutores que tinham interesse em fazer parte da equipe da rádio.

Uma pessoa era destinada à produção de toda a sonoplastia da rádio, todas as vinhetas que iam ao ar eram produzidas por essa pessoa com o auxílio de alguns locutores. Essa estrutura durou até o final de 2004, no início de 2005 uma nova equipe de coordenação assumiu a responsabilidade pela rádio. Carlos e Rodrigo ambos donos da iRadio passaram a utilizar o cargo de Diretores Gerais, com a evolução dos serviços técnicos e a preocupação em deixar a qualidade de áudio cada vez melhor foi nomeado um Diretor de Tecnologia, que além da manutenção dos servidores, desenvolvia tecnologias capazes de melhorar substancialmente o áudio transmitido. Essa pessoa também cuidava de toda parte de programação técnica do site. Dois coordenadores de testes passaram a assumir o cargo, pois a demanda de testes aumentava a cada semana.

Uma novidade a partir de 2005 foi a inserção de programas de conteúdo informativo na programação da rádio, e o Diretor de Programação passou também a ser responsável pelo Departamento de Jornalismo, onde além dos programas noticiosos, o site da rádio passou a contar com matérias exclusivas produzidas pela equipe de jornalismo.

A preocupação em expandir a marca iRadio fez com que a Direção Geral criasse a Direção de Marketing, a pessoa responsável por esse setor passou a desenvolver ações para propagar o nome iRadio. Sorteio de brindes e slogans foram alguns dos pontos trabalhados pelo Diretor de Marketing, antes da chegada dessa pessoa frases eram escolhidas através de votação dentro da equipe para a definição do slogan de cada ano.

O primeiro, em 2003, foi iRadio irradiando seus ouvidos, com a alusão de que espalhar e difundir a programação da rádio pelo ouvidos dos ouvintes. Em 2004 o slogan foi iRadio Summer 2004, uma nova estação no seu rádio, o objetivo era transformar a programação da rádio com programas com característica de férias, verão, praia, idéia deu tão certo que ao final do período proposto para os programas os ouvintes pediram que a idéia fosse mantida, os programas especiais continuaram até o final do ano, locutores que tinham sido escaladas apenas para aquela temporada, permaneceram na grade da programação.

Depois da crise interna no final de 2004, e a montagem da nova diretoria nos primeiros dias de 2005, o slogan escolhido para representar a rádio naquele ano foi: iRadio, a sua internet rádio melhor do que nunca!, foi uma solução encontrada para resgatar a confiança e motivação da equipe, mostrando que mesmo com os problemas ocorridos, a iRadio estava se reerguendo e a partir daquele momento estaria melhor do que nunca, o slogan ficou no ar por dois anos, até o final de 2006.

Para comemorar o quarto aniversário da iRadio, o novo slogan foi desenvolvido de uma forma que homenageasse e agradecesse o apoio dos ouvintes durante todo esse período. Pois a fidelidade de uma importante parcela desses ouvintes fez com que a rádio continuasse seus trabalhos até então, com isso, o slogan escolhido foi o: iRadio, 4 anos de sucesso pra você! . Para o ano de 2008 um novo slogan foi escolhido, dessa vez já fazendo parte do Planejamento Estratégico de Comunicação deste trabalho. Fizemos uma análise de todos os outros escolhidos até então, e através do histórico da iRadio nesse período, e conversas informais com membros da equipe e alguns ouvintes, notamos que a iRadio de alguma forma passou a ter uma importância em suas vidas, para alguns foi motivo de união mais que virtual, através da iRadio alguns deles passaram a se encontrar pessoalmente, estreitando ainda mais seus laços de amizade, alguns até começaram a namorar depois de se conhecerem através da iRadio, foi então que decidimos por um slogan que simbolizasse esses momentos, foi como surgiu a frase: iRadio o Som da Sua Vida. Uma das propostas do Planejamento Estratégico de Comunicação é acabar com essa mudança anual de slogans, e deixar o atual por alguns anos ainda.