Dançar de tristeza e chorar de alegria

Publicado por Playlist - iRadio em Música

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Publicado em 30 de setembro, 2012 | Nenhum Comentário

O texto dessa semana vai falar sobre algo que eu ainda não tinha dado atenção por aqui, a NOSSA música. Em todos os outros textos coloquei referência ou mencionei alguma música ou banda internacional, mas para não dar a impressão de que eu não curto nossas produções, hoje eu decidi escrever sobre a música brasileira, mais necessariamente o samba-canção.

Todo brasileiro que se preze gosta ou já gostou de algum estilo de samba, e para mim o mais bonito e interessante é o samba-canção. E esse respeitável senhor, nasceu na década de 20 e teve seu auge na década de 40, tem como principais aliados Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Nelson Gonçalves, Jamelão, Elizeth Cardoso,  Dalva de Oliveira, Nora Ney, Maysa, Dolores Duran e etc. Ou seja, uma música incrivelmente brasileira e extremamente bem representada.

Sou fã desse estilo musical, para mim ele tem a cara do Brasil, tem o molejo do samba e a audácia dos apaixonados. As músicas geralmente falam sobre amores que não deram certo, traições, paixões platônicas e outras “melosidades” vividas por aqueles que amam demais. E como já falei no último texto, eu amo as músicas açucaradas e quando juntamos todo esse açúcar e adicionamos a cadência do samba, aí transformamos aquilo que era interessante em algo maior, em samba-canção!

O que acho mais interessante do nosso samba é que ele não consegue deixar ninguém parado, acho que todo brasileiro tem uma quedinha pela mistura da percussão com o cavaquinho e o violão. E quando misturamos a isso tudo o eterno coração apaixonado, temos como resultado um sambinha arrastado, sofrido e amado.

Amo o samba-canção, realmente me alegra a mistura do sofrimento das letras, com a alegria do samba, e acredito que isso fala muito do que é ser brasileiro, disfarçar as nossas tristezas na alegria de um sorriso musical. E isso é o samba-canção, a mistura do amor sofrido com um ritmo que por alguns instantes doa sua alegria, e desse casamento nós vemos nascer canções que nos fazem dançar de tristeza e chorar de alegria.

Compartilhe

Sobre Playlist - iRadio

Ver outros posts de Playlist - iRadio

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Dançar de tristeza e chorar de alegria
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário