Estudantes criam máquina que apaga incêndios usando som

Publicado por iRadio em Musica

Publicado em 31 de março, 2015 | Nenhum Comentário

O texto abaixo foi retirado em sua íntegra do site Cifra Club

A música não foi eficiente para conseguir apagar o fogo

Imagine conseguir apagar o fogo com alto-falantes, sem precisar de espuma, pó químico ou água. Dois estudantes de engenharia da Universidade George Mason dos Estados Unidos conseguiram tirar essa ideia do papel e criaram uma máquina que apaga incêndios com ondas sonoras.

A dupla de estudantes Viet Tran e Seth Robertson espera revolucionar a tecnologia de combates a incêndios, especialmente os domésticos. A dupla investigou estudos sobre o assunto, que já foi apontado por outros pesquisadores, e conseguiram finalmente colocar a ideia em prática.

A tecnologia é baseada na ideia de que as ondas sonoras deslocam o oxigênio, que alimenta o fogo, como se movessem pelo espaço físico. Se você consegue sufocar o fogo, você consegue extingui-lo. Os estudantes, no entanto, apontam que usar a música para apagar o fogo não seria eficiente, pois as ondas sonoras produzidas são inconsistentes.

Frequências mais altas do som fizeram as chamas vibrar mas também não as apagaram. As mais baixas, de 30 a 60 hertz, foram capazes de afastar o oxigênio tempo o suficiente para conter o fogo. Os testes funcionaram em pequenas chamas e agora a dupla trabalha para que a máquina possa também ser usada em incêndios maiores.

O extintor à base de som é composto por um amplificador, uma fonte de energia e um colimador feito de tubo de papelão. O resultado é um extintor de incêndio razoavelmente pequeno que funciona sem a utilização de água ou produtos químicos. Veja um vídeo da demonstração do extintor em ação:

Compartilhe

Sobre iRadio

O som da sua vida! Uma webrádio online 24 horas por dia, desde 2003! Programação jovem e variada, com o melhor da música dos últimos 10 anos.

Ver outros posts de iRadio

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Estudantes criam máquina que apaga incêndios usando som
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário