Após petição online, Facebook remove “gordo” de sua lista de sentimentos

Publicado por iRadio em Web e tecnologia

Publicado em 12 de março, 2015 | Nenhum Comentário

O texto abaixo foi retirado em sua íntegra do site INFO

Até a semana passada, era possível postar um status no Facebook com o seguinte sentimento: “Sentindo-se gordo”. O Facebook, porém, resolveu deletar “gordo” de sua lista após uma mulher criar uma petição online pedindo a exclusão do sentimento.

A mulher, chamada Catherine Weingarten, explica o motivo de seu descontentamento na petição, dizendo que o status “sentindo-se” gordo – que vinha acompanhado de um emoji com bochechas volumosas e queixo duplo – tira sarro de pessoas que realmente lutam contra o sobrepeso e incentiva uma imagem negativa sobre o corpo das pessoas.

Em um comunicado postado pelo BuzzFeed, o Facebook respondeu com a seguinte mensagem: “Nós ouvimos de nossa comunidade que listar “sentindo-se gordo” como uma opção para atualizações de status poderia reforçar a imagem corporal negativa, especialmente para pessoas que lutam com transtornos alimentares. Então nós iremos remover “sentindo-se gordo” da lista de opções. Nós continuaremos ouvindo o feedback enquanto pensamos sobre formas de ajudar as pessoas a se expressarem no Facebook”.

Leia abaixo o texto completo da descrição da petição criada por Catherine:

“Dando uma olhada no Facebook outro dia, vi o status de um amigo definido como ‘sentindo-se gordo’, acompanhado de um emoji com bochechas rechonchudas e um queixo duplo. Eu acho que era para ser engraçado, mas ver esse status me fez sentir raiva.

Como alguém que tem lutado para superar o transtorno alimentar, eu sei o que é a “sentir-se” gordo. Eu passei anos da minha vida tendo pensamentos negativos sobre o meu corpo, e ficava faminta por dias em um esforço para perder peso. Mas, ainda pior do que as refeições ignoradas e as horas gastas obcecadamente em frente ao espelho era o medo sobre o que os outros pensavam sobre mim e sobre meu corpo.

Quando os usuários do Facebook definem seu status para “sentindo-se gordo”, estão tirando sarro de pessoas que se consideram acima do peso, que podem incluir muitas pessoas com transtornos alimentares. Isso não é ok. Junte-se a mim para pedir ao Facebook que remova o emoji “gordo” de suas opções de status.

Gordura não é um sentimento. A gordura é uma parte natural do nosso corpo, não importa o seu peso. E todos os corpos merecem ser respeitados e cuidados.

O Facebook é a rede social mais popular do mundo agora. Com 890 milhões de usuários a cada dia, ela tem o poder de influenciar o modo como falamos uns com os outros sobre nossos corpos. Eu sonho que um dia a plataforma irá incentivar ativamente a positivismo corporal e a autoestima entre seus usuários, mas por agora, tudo que peço é que ele pare de endossar pensamentos autodestrutivos através de emojis aparentemente inofensivos.

Por favor, assine para exigir que o Facebook retire o emoji “gordo” de suas opções de status e pare de encorajar a imagem corporal negativa entre as meninas

Compartilhe

Sobre iRadio

O som da sua vida! Uma webrádio online 24 horas por dia, desde 2003! Programação jovem e variada, com o melhor da música dos últimos 10 anos.

Ver outros posts de iRadio

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Após petição online, Facebook remove “gordo” de sua lista de sentimentos
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário