Empresa portuguesa quer transformar carros em antenas wi-fi gratuitas

Publicado por iRadio em Web e tecnologia

Publicado em 18 de fevereiro, 2015 | Nenhum Comentário

O texto abaixo foi retirado em sua íntegra do site INFO

Uma empresa portuguesa quer transformar todos os carros do planeta em antenas wi-fi gratuitas, utilizando a estrutura de conexão dos veículos que conseguem se ligar à internet.

A ideia é da Veniam, uma empresa da cidade do Porto, Portugal. Todos os carros ligados ao sistema são equipados com um hotspot wi-fi carregado pelo próprio veículo, que permite que qualquer pessoa se conecte à rede.

O projeto seria financiado por prefeituras e governos interessados em criar redes de internet gratuitas para seus habitantes.

A iniciativa da Veniam é ambiciosa. A startup quer conectar todos os veículos do planeta — estima-se que existam 1 bilhão de carros no mundo atualmente.

Até agora, 608 veículos particulares se cadastraram no serviço da Veniam, todos em Portugal, país no qual a empresa opera um serviço de internet com 95 mil usuários.

A prefeitura da cidade do Porto anunciou que irá instalar o sistema na frota de ônibus, táxis e caminhões municipais.

Mas para João Barros, presidente da empresa, esse é apenas o primeiro passo da “internet das coisas que se movem”: “no futuro, teremos drones, robôs, aparelhos vestíveis, todos se movendo com as pessoas”, afirma.

Ele acredita que essa é a melhor forma para levar conexões de internet a locais nos quais a infraestrutura não existe para permitir um tipo convencional de conexão à rede.

Além disso, a rede poderia funcionar em lugares nos quais a rede elétrica não chegou ou em situações de catástrofe, já que depende apenas da bateria dos carros.

“O Google pensa em usar balões, o Facebook quer drones, mas acho que carros estão mais perto da Terra”, afirma.

Compartilhe

Sobre iRadio

O som da sua vida! Uma webrádio online 24 horas por dia, desde 2003! Programação jovem e variada, com o melhor da música dos últimos 10 anos.

Ver outros posts de iRadio

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Empresa portuguesa quer transformar carros em antenas wi-fi gratuitas
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário