Microsoft cria tradutor de conversas de voz em tempo real para Skype

Publicado por Marcos Monges em Web e tecnologia

nadella code-con 520

Publicado em 29 de maio, 2014 | Nenhum Comentário

O Tradutor Universal, um dos recursos mais bacanas usados pelos personagens da série “Star Trek para conversar com seres de outros planetas, pode estar mais perto do que imaginamos. E virá pelas mãos da Microsoft.

Nesta terça-feira, 27/05, em entrevista condedida aos jornalistas Walt Mossberg e Kara Swisher, no palco da primeira edição da Code Conference (#code/con), o CEO da Microsoft, Satya Nadella, falou durante uma hora sobre uma nova era da computação, mais humana e mais pessoal, e levantou um pedacinho da cortina do futuro da Microsoft.

Num determinado momento da entrevista, Gurdeep Pall, Vice-Presidente Corporativo do Skype e Lync na Microsoft, subiu ao palco para mostrar o Skype Translator, um app que será liberado para o Windows 8 em versão beta no final de 2014 que permite a tradução simultânea de uma conversa entre duas pessoas, via Skype, falando línguas diferentes.

O recurso, segundo Pall, é resultado de décadas de trabalho da indústria e dos pesquisadores da Microsoft e agora está sendo desenvolvido em conjunto pelos times do Skype e do  Microsoft Translator.

A empresa demonstrou no palco uma tradução praticamente em tempo real de uma conversa de áudio entre duas pessoas falando inglês e alemão. O recurso combina as tecnologias de voz do Skype e de Instant Message com o Microsoft Translator, associadas a um recurso de reconhecimento de fala em rede neural.

Em um post no blog oficial da Microsoft, Pall diz que a empresa vem investindo em reconhecimento de fala, tradução automática e tecnologias de aprendizado de máquinas por mais de uma década, “e agora estão emergindo como componentes importantes dessa era mais pessoal da computação”.

Os usos desse tipo de recurso, diz Pall, são diversos e importantes, rompendo barreiras linguísticas, geográficas e culturais e permitindo, por exemplo, aplicações inéditas em educação, diplomacia e negócios. O Skype Translator será primeiro liberado como app para o Windows 8, embora o Skype esteja disponível para um grande número de dispositivos móveis e sistemas operacionais.

A Microsoft contabiliza hoje mais de 300 milhões de usuários de Skype conectados mensalmente e mais de 2 bilhões de minutos de conversa por dia, via diferentes dispositivos digitais.

A Code Conference é uma realização do site re/code e é organizada e produzida pela mesma dupla de jornalistas que, entre 2003 e 2013 realizou o evento D: All Things Digital Conference. O evento acontece de 27 a 29 de maio na Califórnia.

Compartilhe

Sobre Marcos Monges

Fanático por comunicação, começou na área em sua primeira passagem pela iRadio em 2004, apresentando o programa "Mundo Estranho". Trabalhou também com jornalismo esportivo, e atualmente é narrador em eventos de telecatch (luta-livre). É atualmente membro da mesa diretora da iRadio.

FacebookVer outros posts de Marcos Monges

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Microsoft cria tradutor de conversas de voz em tempo real para Skype
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário