Velocidade da banda larga fica abaixo da contratada em 73% dos casos, indicam testes

Publicado por iRadio em Web e tecnologia

Publicado em 03 de março, 2015 | Nenhum Comentário

O texto abaixo foi retirado em sua íntegra do site INFO

A velocidade da banda larga fixa contratada no Brasil não segue os parâmetros mínimos de qualidade dos regulamentos de gestão de qualidade definidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A constatação é da PROTESTE Associação de Consumidores, com 1448 medições feitas em um teste com amostra de consumidores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em apenas 27% dos casos o regulamento foi cumprido.

Em parceria com o site Minha Conexão, a PROTESTE está lançando um medidor de velocidade para ajudar o consumidor a medir a taxa de velocidade que recebe da sua operadora de internet e poder cobrar seus direitos.

Pelo site http://ift.tt/1ACx4g8, o internauta pode fazer a fazer medições ao longo do mês e, nos casos em que forem constatados descumprimentos ao contrato, a entidade promete ajudar o consumidor a buscar seus direitos. Para medir a velocidade, antes de iniciar o teste, é preciso fechar todos os programas e aplicativos que estão sendo utilizados para minimizar a interferência durante o processo.

Pelas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas são obrigadas a oferecer uma velocidade mínima para a banda larga. A velocidade instantânea entregue deve ser de, no mínimo, 40% do contratado em 95% dos acessos.

As empresas também são obrigadas a entregar uma velocidade média de conexão de 80% da máxima contratada para a banda larga fixa, sendo esse o resultado da média de todas as medições realizadas no mês.

Na avaliação da PROTESTE, o consumidor tem direito de obter informações claras sobre o que a empresa está entregando, pois a publicidade promete uma velocidade alta e um serviço ininterrupto, o que na realidade não acontece. Se o que for informado na publicidade e na oferta do serviço não for cumprido, o consumidor tem direito ao abatimento proporcional na conta.

Compartilhe

Sobre iRadio

O som da sua vida! Uma webrádio online 24 horas por dia, desde 2003! Programação jovem e variada, com o melhor da música dos últimos 10 anos.

Ver outros posts de iRadio

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Velocidade da banda larga fica abaixo da contratada em 73% dos casos, indicam testes
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário